A produção de cosméticos constitui um dos seguimentos que mais crescem no país, indo na contramão de períodos de crises econômicas. O setor magistral contribui em grande parcela para este crescimento. Trazendo ativos e formulações inovadoras e que não são encontradas comumente na Indústria de Cosméticos. Dentre as vantagens da manipulação de cosméticos magistrais podemos citar a possibilidade de associar diferentes ativos, ajustar dosagens de acordo com a necessidade do paciente e a redução ou eliminação de conservantes sintéticos que podem ser  prejudiciais à saúde do consumidor. Além disso, os novos Ativos chegam na grande maioria das vezes primeiramente na farmácia de manipulação, para só depois, se houver o interesse financeiro de produção em larga escala, serem fabricados pela industria e numa dosagem e combinação padrão perdendo a característica de se propor a um tratamento individualizado.

 

Hoje conhecemos o mapeamento do genoma humano, usamos células tronco e modificamos geneticamente os alimentos. A ciência dos cosméticos acompanhou todo esse avanço e traz novas descobertas como inibidores de enzimas que atuam diretamente na pele e podem ser incorporados por exemplo em produtos anti-aging. Outro avanço importante é uso cada vez maior de nanotecnologia, caracterizados pela grande homologia pela pele, alta penetração, alto direcionamento para tecidos específicos, sendo mais potentes e liberando gradativamente seus ativos.

Nutrição Estética

Lado a lado a estas conquistas chegou-se ao consenso de que pelo tratamento combinado In e Out (Interno e Externo) obtêm-se os melhores resultados. Daí a importância de uma boa nutrição, de um bom equilíbrio ortomolecular e o advento dos Nutricosméticos. Nutricosméticos são suplementos dietéticos com funções de cosméticos que tem como proposta melhorar o estado e as condições da pele, cabelos e unhas. Sabe-se que a capacidade de produção interna de colágeno e elastina e outros componentes endógenos começa a decair a partir dos 25 anos de idade e portanto Faz-se necessário um aporte nutricional.

Os Nutricosméticos devem ser usados concomitantemente com os cosméticos, dieta balanceada e a prática de atividades físicas regulares para melhores resultados.  O prazo médio para obtenção de resultados visíveis é de 3 meses. Podendo ser feito um tratamento intensivo e específico neste período, focando nas principais necessidades do paciente, e após este período pode ser administrado um nutricosmético básico por período indeterminado ou ainda manter a formulação com doses mínimas. Se houver necessidade, o tratamento inicial pode ser retomado ou estendido conforme orientação do médico ou nutricionista. Pacientes gestantes e lactantes não devem consumir sem avaliação médica, bem como pessoas alérgicas a algum componente da fórmula.

 

A  Farmácia Pétala é especialista em formulações magistrais inovadoras voltadas para o  tratamento de condições específicas bem como para a melhora do desempenho físico e estético. Dispomos de uma ampla linha de ativos tradicionais além de ativos modernos recentemente lançados no mercado tanto para o uso externo quanto interno. Somos pioneiros em Salvador em trazer formas farmacêuticas diferenciadas como cappuccino, iogurte, gomas, chocolates, omeletes, shakes , saches efervescentes, drinques, comprimidos orodispersíveis, barras de proteínas, pastas comestíveis, dentre outros além das tradicionais cápsulas, com o objetivo de ampliar e oferecer diferentes alternativas para promover a Saúde, Beleza e Bem Estar.

 

Saiba mais clicando na área do cliente onde artigos e novidades são apresentadas

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2015  FARMÁCIA PÉTALA

SIGA-NOS: